Telefone: (11) 3963-0585 | (11) 3963-0586

O que é Laje Alveolar?

Lajes alveolares são produtos pré-fabricados de concreto que realizam a função de laje. Seu formato característico está na presença de vãos internos, os alvéolos, que dão o nome.

Apresentam alturas de 0,16 m, 0,21 m e 0,26 m e largura de 1,25 m. Cada altura de laje possui várias classes de armação que consistem na utilização de números diferentes de cordoalhas, mudando-se assim a capacidade de cargas. A altura e armação são definidas em função do vão a ser vencido e sobrecargas atuantes.

Elas são executadas com uma capa de concreto armado sobre elas, promovendo a solidarização e transferência de cargas entre partes distintas e juntas entre painéis. Cada painel pode possuir a resistência à compressão simples de 40 MPa, sendo produzido em concreto protendido com baixa relação água-cimento, em ambiente altamente industrializado, pensando em cura e outros critérios relevantes para assegurar a resistência mecânica requerida.

Como outros produtos pré-moldados em concreto, a laje alveolar exige cuidado com seu içamento e instalação. Esse cuidado inclui a especificação de equipamentos capazes de movimentar peças com essas dimensões, bem como com a segurança dos trabalhadores do canteiro.

O uso desse tipo de laje ocorre em diversas aplicações comerciais, inclusive de grande responsabilidade estrutural, estando em estacionamentos, shoppings centers, hospitais, supermercados, depósitos e outros. Esses empreendimentos exigem, inclusive, cronogramas de obra mais enxutos, a fim de que comecem a promover rentabilidade aos investidores mais cedo, fator que conta pontos para uma solução em pré-moldados.

Rua Barão de Teffé, 1.000 - Edifício Campos Elísios
14º andar - Sala 146 - Jardim Ana Maria – Jundiaí-SP
CEP: 13.208-761
Telefone: (11) 3963-0585 | (11) 3963-0586
Voltar ao Topo