Telefone: (11) 3963-0585 | (11) 3963-0586

Pilares

Os pilares pré-fabricados em concreto armado normalmente possuem seções quadradas ou retangulares. Podem também serem produzidos com seção circular.
As seções são definidas após o processamento estrutural em função dos esforços atuantes, levando-se em conta também os esforços gerados pelo manuseio da peça durante a fase de fabricação, transporte e montagem.
O comprimento máximo dos pilares é determinado pelo transporte (limitado em 30 metros) porém os custos de transporte e equipamento de montagem podem inviabilizar esta solução.
Nestes casos é usual seccionar o pilar em 2 tramos fazendo a ligação entre eles através de uma emenda metálica, que pode ser executada através de chapas metálicas ancoradas nos pilares e interligadas com solda ou parafusos. Outra solução é a utilização de emendas metálicas padrão disponíveis no mercado por empresas especializadas neste tipo de material.
Os pilares incorporam consolos retangulares ou trapezoidais para apoio de vigas ou da estrutura de cobertura. Nos consolos dos pilares são deixados pinos para a montagem e fixação das vigas e que devem ser grauteados após a montagem.
Quando previsto em projeto os pilares são produzidos com tubo de PVC instalados em seu interior para escoamento de águas pluviais, podem prever também barra de aço dedicada em CA25 ou cordoalha de cobre nú para a interligação do sistema de proteção de descargas atmosféricas (SPDA).

pilares
Rua Barão de Teffé, 1.000 - Edifício Campos Elísios
14º andar - Sala 146 - Jardim Ana Maria – Jundiaí-SP
CEP: 13.208-761
Telefone: (11) 3963-0585 | (11) 3963-0586
Voltar ao Topo